Geada pode afetar produção de milho e feijão segunda safra 

Plantio de hortaliças e das culturas perenes como café, cana-de-açúcar e frutas também serão afetadas 

18/05/2022 às 09:37 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

A previsão de temperaturas baixas e ocorrência de geadas no Centro-Sul do Brasil poderão impactar os cultivos de milho e feijão segunda safra, além do plantio de hortaliças e das culturas perenes como café, cana-de-açúcar e frutas. 

Na cultura do café, por ser uma cultura pouco tolerante ao frio, a ocorrência de temperaturas abaixo de 0°C no abrigo podem provocar danos parciais ou totais à planta. Já a banana, temperaturas inferiores a 4°C podem ocasionar danos nas folhas e prejudicar os frutos em formação. A ocorrência e intensidade de geadas podem ser amenizadas a depender do relevo e velocidade dos ventos. 

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), outro fator importante é que a queda de temperatura e a maior intensidade de geada podem ocasionar a ocorrência da temperatura letal, ou seja, uma temperatura que promove danos mais graves e irreversíveis às culturas. 

Clima 
O fenômeno ‘Geada Negra’ pode acontecer em grande parte do Paraná, nesta quarta-feira (18). Há possibilidade de precipitação invernal no planalto do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Na região Sudeste o frio aumenta e há previsão de geada em várias áreas do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Na região Norte de Minas chove de forma muito isolada e passageira. 

Já no Centro-Oeste do país, há o risco de geada na região Leste de Mato Grosso do Sul. A massa de ar fria e seca segue na região, e não há expectativa de chuva. 

A chuva acompanhada de trovoadas aparece na Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e na região Oeste de Pernambuco. A previsão se estende de forma intensa e volumosa em quase todos os Estados. Sendo de forte intensidade no Amazonas e Pará. 

Com informações do Climatempo e Mapa

Foto capa Mycchell Legnachi/São Joaquim Online


Últimas Notícias